terça-feira, 16 de junho de 2009


Voce e um levita?


Como saber?


Texto Biblico: Numeros 8. 6;25

Voce sabe quem eram os levitas e suas funçoes?

Para responder essa pergunta e comessarmos a falar um pouco mais sobre esse tema, primeiro explicarei o siginificado dessa palavra tao simples mas ao mesmo tempo um tanto quanto complexa.

Membro da tribo de Levi; servo ou sacerdote da antiga Jerusalém; responsáveis pelo tabernáculo.

LEVI do Hebraico LÊWI ligado a raiz IÃWÂ significa JUNTAR , ou ainda HILLAWEH que significa UNIR. O nome HILLAWEH (LEVÍ) é da mesma família onomatopaica da palavra HALELUIA. (Fonte www.musicaeadoracao.com.br)

Bom, sabendo do siginificado desta palavra, e o “peso” que ela exerce/carrega com sigo, podemos continuar a destrinchar um pouco mais sobre esse tema.

Qual seria a funçao destes “escolhidos” em relaçao ao tabernaculo? Segundo o versiculo 50 de Numeros 1, eles eram escolhidos para fazerem o transporte e segurança da tenda sagrada. Responçabilidade unica, povo escolhido e separado. Confirmaçao disso?

Segue no versiculo 51 do mesmo capitulo. Onde Deus fala sobre quaisquer outra pessoal que chegar perto da tenda deveria ser morto.

Nao eram muitos que tinham esse “poder”. Porque eles foram escolhidos?

Como nos diz o versiculo 26 de exodo 32, eles foram os unicos que nao se prostaram e adoraram o bezerro de ouro feito pelos israelitas quando Moises subiu ao monte para pegar as tabuas da lei. E com isso quebraram a maldiçao feita pelo seu ancestral Jaco lembrado no livro de Genesis 49.7.

Deus nos escolheu para sermos levitas, Por isso tambem temos que ser separados/santificados para essa obra.

Se somos escolhidos devemos por isto entao termos uma vida santa assim como os levitas as tinham (Números 8:21-22), pois as pessoas veem em nos expemplos de vida. Devemos procurar ser o mais correto e justo, para que assim entao transmitir confiança e exemplo para as demais pessoas.

E por isso devemos sempre estar atento ao agir do Espirito Santo para que possamos passar excelentes exemplos para esssas estes que nos veem de uma forma especial.

Hoje os levitas nao tem mais o dever de carregar o tabernaculo, mas ainda possuem uma funçao espeical dentro das igrejas, Voltadas para a Adoraçao. Como Musicos, maestros, cantores e etc.

Somos reponçaveis pelo desenvolvimento de todo o culto, de levar os espectadores a louvar o nome de Deus. Precisamos ser capacitados para o mesmo, Pois nao adianta fazermos o melhor para Deus se quando o melhor para Deus nao motiva as pessoas a fazerem o melhor. Esse melhor que digo aqui, nao pode tornar-se melhor fazendo o “qualquer geito”, nao por isso. Deus separou os Levitas na epoca de israel, pois eles permaneceram firmes e mesmo assim eles eram submetidos a uma determinaçao para que pudesem ser levitas. Tinham que ter 25 anos no minimo, e ate chegar nessa idade os que eram da tribo tinham que ser preparados para a sua funçao( Numeros 8. 24). Por isso que nos devemos fazer o melhor para Deus. Mas o nosso melhor como pessoas preparadas para essa obra, levando em consideraçao hoje onde o louvor e extremamente responçavel por levar as pessoas a aceitarem a cristo como salvador.

O louvor tem esse poder, de mecher com o intimo das pessoas, e quando esses espectadores nao veem do louvor uma forma agradavel de adoraçao, resulta em um restante de culto totalmente “vazio”. Um culto onde as pessoas so nao vao embora pelo simples motivo de estar ja estar ali.

E voce, se enquadra em tudo que foi dito aqui? Se sim. Comesse a prestar um pouco mais de atençao em tudo oque voce tem feito sobre tudo isso. Sua vida, como voce esta espiritualmente, sua preparaçao. Isso pra voce tem bastado? Voce se sente a vontade quando esta exercendo o seu papel de levita? E antes de mais nada. As pessoas veem e voce um verdadeiro Adorador ou levita?

Se a resposta for sim, fico feliz em saber que realmente Deus tem feito de voce um verdadeiro adorador, focado em o mais importante que e louvar o nome de Deus e fazer juntamente com isso levar as pessoas a fazerem o mesmo.

E se nao, procure se capacitar, levar para o alto do pulpito o seu melhor “pronto” se podemos dizer assim.

Por: Marcelino Xavier Santos.

Ps.: Nao levem em concideralçao a falta de acentuaçao..o teclado do meu pc ta desconfigurado...

hsausuah

Nenhum comentário:

Postar um comentário